Uma das maneiras mais eficazes de prevenção e tratamento para manter a saúde em dia
A reposição hormonal é uma terapia que consiste na administração de hormônios para repor os níveis naturais do corpo, que diminuem gradualmente com a idade, ou outras condições de saúde. Tratamentos assim são mais comumente associados ao tratamento dos sintomas da menopausa, mas também podem trazer resultados satisfatórios em outras situações.
Indicada para redução de sintomas e prevenção de doenças de diversos tipos, a reposição hormonal é capaz de melhorar significativamente a saúde geral e o bem-estar físico e mental.
Hoje vamos te apresentar alguns dos benefícios da reposição hormonal para um estilo de vida mais saudável!
Menopausa
Ondas de calor, suores noturnos, diminuição da libido e irritabilidade, são apenas alguns dos sintomas que a menopausa causa em mulheres nessa fase da vida. A terapia com reposição hormonal é um dos tratamentos mais indicados, não somente para tratar sintomas, mas para evitar que eles surjam, com certa antecedência desse período.
Devido a falência ovariana, os sintomas surgem durante a transição menopausal, causando mudanças abruptas, diminuindo a qualidade de vida da mulher. Por isso, nada melhor do que iniciar a reposição hormonal em uma fase oportuna, pelo menos 10 anos antes do início desse período.
A vitalidade, disposição sexual, brilho no cabelo e pele, e energia que as mulheres perdem durante essa fase, podem ser protegidos através da reposição dos hormônios femininos importantes.
Osteoporose
Além disso, a reposição hormonal também pode melhorar a densidade óssea em mulheres na pós-menopausa, ajudando a prevenir a perda óssea, que causa a temida osteoporose, que torna os ossos vulneráveis, podendo ocasionar sérias fraturas.
O estrogênio é um hormônio que mantém a densidade óssea, e a reposição ajuda a compensar a diminuição natural desse hormônio, que ocorre com o envelhecimento.
Doenças cardiovasculares
A reposição hormonal também pode auxiliar na redução do risco de doenças cardíacas em mulheres na pós-menopausa. Isso acontece porque o estrogênio tem um efeito protetor no sistema cardiovascular, ajudando a manter a elasticidade das artérias e o risco de formação de placas de gordura nas artérias.
Assim, repor a quantidade natural de hormônios ajuda a manter esses benefícios cardiovasculares, especialmente em mulheres que iniciam a terapia logo após a menopausa.
Saúde mental
A saúde mental e a qualidade de vida em geral também podem ser beneficiadas com essa terapia, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade, além de melhorar a memória e a função cognitiva. Além disso, pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, o que naturalmente causa um efeito positivo em todos os aspectos da saúde.
É importante lembrar que a reposição hormonal não é adequada para todas as mulheres. Cada caso deve ser avaliado individualmente por um médico especializado, que avalia os riscos e benefícios da terapia e ajuda a determinar o tratamento mais eficaz e seguro para cada mulher.
Gostou do blog? Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos relacionados a reposição hormonal, nutrologia e ortopedia.